sábado, 13 de abril de 2013

A arte da costura


A arte da costura
Por Pâmela Moretti


Sempre fui apaixonada pela arte de costurar, desde a adolescência sempre costurei minhas próprias roupas, produzindo peças exclusivas e customizando peças de brechó. Comecei com uma máquina antiga daquelas de pedal, que se você perder o ritmo pode comprometer a sua peça, e sempre reclamei daquela maquina, pois era difícil se concentrar na costura tendo que pedalar ao mesmo tempo.  Enfim e 2001, ganhei uma maquina nova elétrica, mas para não ocupar espaço desnecessário minha mãe vendeu a máquina antiga. Na época eu não dei à mínima, mas hoje quando penso o quanto ela era linda, e seria uma peça de decoração incrível eu fico com pena. 

Enfim ontem ganhei dois presentes incríveis, uma maquina de costura alemã, que segundo a minha pesquisa foi fabricada entre 1900 e 1910, e um ferro de passar roupa à carvão de mais ou menos 1940. As duas peças seriam jogadas fora como sucata e agora são minhas e estou muito feliz por isso.

O ferro está em ótimo estado, mas tem uma cara muito séria, talvez uma tinta e alguns detalhes delicados o deixem muito mais charmoso. Agora a máquina está bem enferrujada, preciso lixar e pintar novamente, infelizmente perderá os detalhes pintados a mão por toda a peça, mas vou pesquisar imagens que me ajudem a reconstituir a peça o mais próximo do original possível. As engrenagens dela parecem ainda estar boas, precisando simplesmente de uma lubrificação e acho que ela pode voltar a funcionar.

Espero pode trazer informações futuras sobre as duas restaurações e fotos dos resultados. Quero ter as peças como decoração para o meu espaço de costura, mas a minha meta principal é conseguir utilizar as peças, e fazer um vestido pra mim em uma maquina do início do século XX, com as engrenagens movidas a mão, assim como as nossas tatatatatatataravós faziam.  Olhando pra essa peça incrível, fico louca de curiosidade de saber a história dela, e quanto coisa bonita  deve ter produzido,  ou a quantas pessoas ela já pertenceu, mas podendo prolongar mais a vida útil dela e fazer parte de sua história já é uma realização para mim.

Até mais!



Um comentário:

  1. Que legal Pâmela... Costurar realmente é uma arte!!! Parabéns pelo seu dom e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir