sexta-feira, 5 de abril de 2013

O amigo árvore


O amigo árvore
por Matheus Vieira

Uma vez eu li algo sobre os amigos.  Aliás, já li muitas coisas sobre amigos, mas esse texto foi o que me marcou. Nele dizia que todos devemos ter amigos, muitos, para todas as ocasiões: amigos de festas, amigos para ajudar na mudança, amigos para te colocar pra cima, amigos para ter conversas intelectuais.... enfim.... amigos!

O que me chamou a atenção foi um tipo de amigo elencado: o amigo árvore! E esse foi o que mais gostei. O amigo árvore não é aquele que te liga, que te anima, que te pede conselhos ou que te faz companhia no shopping. O amigo árvore na verdade quase nunca está com você.

Mas como, então, essa pessoa pode ser considerada amiga? Respondo: porque ela sempre estará lá, no lugarzinho dela, quando você precisar! Amigo árvore não te julga, não te olha assim ou assado; ele lhe ouve e por lhe ouvir, lhe conhece. E por conhecer, conforta!

Hoje, lembrando desse texto, fiquei pensando em uma árvore mesmo, daquelas que aparecem solitárias num dia de sol. Será que não era essa a metáfora que o autor pensou quando cunhou o “amigo árvore”? Aquela pessoa que não vai até você, mas quando você precisa de um refresco do sol chamado “problemas” ou “tristezas” você corre para baixo de sua sombra e ali pode descansar.

Acho que o conceito de amigo árvore está meio démodé. Ninguém quer ser ou ter um amigo que não está
com um sorriso no rosto o tempo todo, parecendo que vive em uma constante festa! Tenho a sensação que essa felicidade (artificial) atingiu também as relações de amizade!

Penso que o mundo precisa de muitas coisas para ser um lugar melhor para se viver, entre elas, que as pessoas tenham mais amigos árvores. Eu sinto falta dos meus!

Um comentário:

  1. Amizade verdadeira...
    Uma energia, um sentimento, um momento.
    Um amigo verdadeiro...
    aquele lugar que sabemos que existe carinho, aconchego, respeito e amor. Um lugar onde podemos ser nós mesmos.
    Sortudos são aqueles que conseguem desfrutar de uma amizade que flutua entre o tempo e o espaço e tornando nós seres humanos cada vez MAIS humanos.

    ResponderExcluir